Pesquisa personalizada

domingo, 19 de julho de 2009

Crise, gripe e avião






Pode ser um pouco tarde pra falar da crise, embora ela ainda esteja ai, segundo os grandes poderosos do mundo. O mais interessante é que como o Lula comentou ou divulgou, para o Brasil seria apenas uma marola, alias a minha pergunta é, será que o Brasil por acaso já saiu da crise em que esta? Bom algumas pessoas pensam que a “tal crise econômica“ chegou até nós neste instante. Pobre ilusão, o Brasil com certeza não deve estar em crise, pelo menos pelas reportagens que tenho visto.

Segundo noticia feita em Las Vegas cidade da jogatina americana, de grande luxo e poder. Os principais hotéis desta cidade e locais para se hospedar tiveram uma redução considerável em suas diárias, o exemplo dado de um dos hotéis mostra como a redução aconteceu. Um hotel que anteriormente a crise custava três mil dólares a diária, passou a custar oitocentos dólares, neste caso uma boa redução percentual.

No Brasil a maior redução que parece ter sido grande foi do IPI (imposto sobre produto industrializado), que incidiu diretamente sobre o preço dos carros e eletrodomésticos, neste caso a redução foi quase zero algo pra mim imperceptível, a não ser relacionado ao preço do carro usado que caiu bastante de preço, num sei nem como nem onde. Com relação a outros produtos tudo aumentou de preço desde a crise, a exemplo de roupa, comida, bebidas, gasolina dentre outros produtos dos quais diminuiu-se o consumo graças à crise. Estranho numa crise onde se quer vender mais os preços são aumentados, para que se tire o prejuízo.

Enfim, ca estamos vivendo na nova crise mundial, pelo amor de Deus, quem já viveu plano cruzado, plano cruzeiro, mudança de moedas constantes, inflação de 50% ao dia, vai se preocupar com uma crise dessas. Talvez a frase do presidente esteja correta, afinal em algo momento da sua vida, como operário, por exemplo, ele pode ter passado sim por uma crise dessas.





A gripe suína ou gripe A, ou vírus H1N1, segundo os dados mais recentes da OMS, a pandemia de gripe suína atingiu, desde o início dos registros, 94.512 pessoas em mais de 120 países e causou a morte de 429 pessoas. O vírus ganhou o singelo apelido de gripe suína, o que dava a entender que poderia se pegar a gripe pelo porco ou por comer porco, o que muita gente ainda acha que pode acontecer.

Sendo assim hoje tem-se que usar mascaras evitar sair de casa, a não ser quando necessário, nada de viajar para os seguintes destinos: México, Venezuela, Guatemala, Argentina, Espanha, alias Europa, Ásia, África Oceania, E.U. A, Canadá, Antártica, Antártida e alguns estados do Brasil, fora isso pode ficar tranqüilo e aqueles que nasceram em 1957 e já tiveram a gripe espanhola, também estariam imunes ao vírus, o bendito vírus tem o mesmo sintoma da gripe normal, mas espalha-se mais rápido. Alem disso você pega do mesmo jeito, mas o que pode se dizer de um vírus que transmite os mesmos sintomas de uma gripe comum, como saber se você tem o tal H1N1. Deve ser tipo uma tosse parecida com a do porco, ou quem sabe o espirro ao invés de atchim for hatchim, pode ser algo desse tipo, ou talvez no seu sangue tenha vários vírus com um A neles e cara de porco.

Fala serio e ainda se dizem médicos, cientistas ou algo do tipo. Afinal hoje pra se formar em medicina e exercer a profissão basta apenas identificar os seguintes diagnósticos: Virose e Psicológico ou Emocional. Se você é ou já foi paciente de médico sabe do que estou falando, enfim e melhor contarmos com Deus ou com a sorte pra não pegar a tal gripe ou pior transmiti-la pra alguém com imunidade mais fraca e matar a pessoa.



Acidentes de avião, sinceramente há alguns anos atrás o transporte mais seguro que existia era o avião. Hoje realmente a pessoa pensa, qual será o transporte mais seguro, quem sabe andar de jegue, a única tragédia que pode acontecer e você cair do jegue ou ficar com a bun.. inchada de tanto cavalgar. Ta certo que o avião encurtou as distancias e que realmente ainda e o mais “seguro”, porem muito acidentes tem deixado as pessoas preocupadas, ou talvez não, a correria do dia a dia nos faz esquecer rapidamente dos trágicos acidentes ou problemas do nosso mundo. Em dados pesquisados através do Google achei a seguinte estatística:

No total foram registrados 37 acidentes de avião desde o começo do ano. Sendo o Airbus A330 da Air France que voava entre o Rio de Janeiro e París desapareceu em 1o. de junho no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo e o Airbus A310 da Yemenia caiu no mar perto do litoral comorense com 153 passageiros e membros da tripulação. Apenas uma passageira de 12 anos, Bahia Bakari, foi encontrada com vida. Os dois mais trágicos ocorridos este ano.

E daí vem mais uma pergunta, quem faz os melhores aviões, pois no Brasil já caíram alguns, no exterior outros tantos, já se foi questionado, porque não fazer um avião com a mesma estrutura da caixa amarela que é preta. Ou mesmo porque não ter lugares ejetáveis como nos caças pelo menos, numa situação de risco o passageiro decidiria correr este risco, alem disso porque não existe ainda um bote inflável tamanho avião para quando o mesmo cair no mar ele se abrir e o avião poder flutuar ou mesmo tentar salva os possíveis sobreviventes, outro problema também porque não pode haver auto-resfriamento quando alguma turbina ou parte do avião pega fogo.

Isso seriam coisas simples a serem implementadas ou talvez não tão simples. Mas o os interessados estão pensando em ganhar mais, agora querem colocar tripulantes em pé no avião já imaginaram o sufoco, pra ir ao banheiro ou algo parecido, dizem eles que seria em viagens curtas, o que seria uma viagem curta 30 min. 1 h. quem sabe.

No final a segurança dos passageiros esta em: acentos flutuantes (por acaso a aeronáutica achou algum acento flutuando no mar do Airbus a330), se houver alguma rachadura ou abertura do avião, mascaras para você não ficar sem ar (sinceramente se rachar alguma parte do avião ou se quer alguma porta se abrir, quem vai ter calma suficiente para colocar as tais mascaras, se é que isso vai ajudar, é mais fácil o cara usar a cordinha plástica pra se enforcar ou enforcar ou filo da put.. que ta fazendo todo mundo entrar em pânico naquele momento de pânico) e no final saídas de emergência (essa realmente e estranha, alias até em ônibus, você esta preso ali dentro por algum motivo ruim, suponho, ai você esta desesperado, como você vai conseguir abrir a tal alavanca da porta de emergência, que é uma complicação só, era mais fácil dizer não usem a saída de emergência, pois quando a mesma conseguir ser aberta vocês já estarão mortos), o pior disso tudo é a aeromoça ensinado o passageiro a usar a mascara, eu acho que ela na hora do pânico, nem vai saber colocar nela quanto mais ensinar a botar-nos outros, fala serio.

Precauçoes que você tem que ter, antes de decolar o avião, deveria fazer algumas pequenas vistorias, do tipo você entra e já começa a perguntar:
O piloto fez o teste do bafômetro?
O transponder ta funcionando?
Os flats estão funcionando?
O freio do avião esta funcionando?
O trem de pouso esta funcionando?
No outro aeroporto que iremos pousar, tem bons controladores de trafego aéreo?
A pista tem tamanho suficiente para pousar um avião?
A pista tem boa iluminação?
Este avião pode decolar com tempo chuvoso?

Se você obter respostas positivas, de uma rezada, se for religioso melhor ainda leva um crucifixo, uma bíblia e um terço, e começa a reza até umas hora, quando o avião aterrissar seu calvário acaba e ai você pode desabafar de duas formas, dizendo amem ou dizendo aleluia.