Pesquisa personalizada

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ditadura Velada



Algumas pessoas devem ter reparado, que aos poucos o governo, usando-se dos poderes, executivo, legislativo e judiciário. Tem aprovado e principalmente, criado leis que de certa forma proíbem o direito de algumas pessoas, concordo que a lei ajuda a manter a ordem de certa forma, mas ela não muda conceitos e personalidades só aumenta o problema de alguma forma.
No nosso país a maioria das leis são para punir, e nunca para conscientizar, neste caso notem que vou citar algumas que já estão em vigor, sendo que algumas delas são de âmbito regional e outras nacional.
A primeira delas e mais conhecida a lei seca, que causou polemica e discussões, mas que felizmente, funcionou diminuindo o número de acidentes sensivelmente. Mas será que isso não é só questão de mídia, afinal um grande exemplo de que nada funciona, se não houver fiscalização, foi o deputado que matou aqueles adolescentes no acidente de carro, e o mesmo estava embriagado, segundo exames feitos pela pericia criminal. Onde estava a bendita fiscalização, será que realmente deveria ou poderia ser obrigado uma lei para punir, ao invés apenas de responsabilizar, os atos. Pois existem pessoas que bebem, acima do que é permitido por essa nova lei, ou mesmo pela antiga e nunca causarão nenhum acidente grave.
Será que ao invés de leis, não deveria haver fiscalização e policiamento. Isso sim determina muito mais rápido e prático quem esta inapto a dirigir, consumindo qualquer quantidade de álcool, mesmo aquelas não referidas na lei. Tudo isso esta ligado também a população, não só ao governo, porque muitos deixam seus filhos dirigir além de bêbados muitos até sem carteira de motorista. E depois se há uma multa o carro é aprendido ou coisa parecida, o que se ouvi, aquele filo da put.., só que multar. Isso também incide nas próximas leis.
Alguns também já devem ter visto, a lei referente ao menor de idade na rua. Agora, por lei, menores de idade não podem estar na rua, depois das 22 horas, ou 10 da noite. A não ser acompanhado por uma pessoa de maior responsável pelo mesmo. Mais uma vez tira-se a responsabilidade dos pais e colocam-se em leis, mais uma vez evita-se a fiscalização e cria-se a proibição, se alguma vez esta forma de política funcionou, porque os maiores regimes ditatoriais, do mundo não deram certo. Porque muitos países tem, problemas de fuga e principalmente de violência extrema, exatamente por algo simples, as pessoas querem liberdade e não proibição. Mais uma vez a mídia e principalmente o governo onde foram decretadas tais leis, dizem que isso diminuiu a violência. Mas será que diminuiu, do dia em que foi decretada, até a data atual, quantos crimes envolvendo menores já ocorreram, será que jovens de classe média ou mesmo os poucos pobres que podem sair para ir a festas, são realmente os prováveis bandidos, ou futuros bandidos.
Não se percebe que os bandidos, não seguem a lei, sejam ricos ou pobres, nesse caso só a população sofre, e muito por sinal. Afinal apenas os cidadãos de bem devem cumpre as leis, enquanto a centenas delas relacionadas, a impostos, cobranças, multas, infrações, dentre outras. Aqueles que seguem a lei ou os chamados honestos são chamados de bobos. E muitas vezes são satirizados ou ridicularizados pela população, quem não se lembra do homem que achou a maleta no aeroporto, e que até indiretamente foi sacaneado pelo presidente, pois pelas nossas leis, ou o chamado espertismo, achado não é roubado. Mesmo assim o homem foi beneficiado, mesmo que forçosamente afinal dar um emprego público e estabilidade neste caso não é algo simples, não tão simples.
Para não perder o foco, mais do que já perdi, prossigamos para a outra lei, a do anti-fumo. Nada contra eu até já fumei, mesmo assim acho valida, mas passou a ser uma regra ou talvez proibição maior, pois antes havia um local, para os mesmos fumar. Agora simplesmente, só se pode fumar em ambiente aberto, daqui uns tempos com o problema de emissão de gases, só em locais de filtragem da fumaça, ou mesmo só quando você for preso. Afinal lá no presídio você pode fumar, em ambiente fechado. É exatamente isso que vai acontecer, mais algum tempo, teremos que ficar em casa, e são sair em caso de necessidade extrema se não vai pagar multa ou mesmo ser preso.
A última lei ou ordem sei lá, veio do Rio de Janeiro, não moro nem só de freqüentar baile funk. Mas segundo o que foi veiculado pela mídia só será permitido, bailes funk em áreas de alcance da policia. Meio estranho, pois achei que a policia deveria estar em todos os lugares e o “ESTADO”, também. Parece que isso não acontece, mas se a policia não pode ir até lá como proibir que algo aconteça. Mais uma vez vamos proibir, ao invés de fiscalizar ou mesmo prevenir. Nota-se pelo menos que pode significar uma forma de preconceito, afinal vamos ter bailes apenas nas áreas nobres, ou ditas de alcance da policia e proibir mais uma vez que o pobre tenha o seu lazer, sua diversão, de forma mais barata e mais simples.
Enfim vamos aguardar, mais algumas leis, mais aumento de impostos, ou quem sabe uma nova ditadura. Até que um dia possamos finalmente nos juntar, não para reclamar da diretoria do time, ou pedir pro senador sair, muito menos para pedir terra. Vamos lutar pelos nossos direitos, adquiridos ao longo de muitos anos de impostos, leis e de sofrimentos. Tudo isso pode ser pensado agora ou simplesmente aguarda para que aconteça.

Nenhum comentário: